domingo, 13 de junho de 2021

Comunicado de Falecimento: Vice-Presidente da ABRAFARM Acadêmico Prof. Dr. Matheus Mandu de Souza

Academia Brasileira de Farmácia Militar (ABRAFARM), enlutada, e com profundo pesar, vem comunicar o falecimento, de seu Vice-Presidente Acadêmico Prof. Dr. Matheus Mandu de Souza, na manhã do dia de hoje, 13 de junho de 2021.

O Prof Matheus Mandu graduou-se Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Farmácia da UFRJ em 1966, e, posteriormente obteve os Títulos de Mestre em 1976 e de Doutor em 1980, pelo Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Diretor da Revista Brasileira de Análises Clínicas no período de 1998 a 2010, e, auditor líder do Sistema Nacional de Acreditação e Assessor Científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade.

Exerceu atividade docente como Professor Adjunto da UFRJ, tendo sido Chefe do Serviços de Vírus e Riquetsias do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Dentre as várias funções que exerceu foi Coordenador dos Cursos de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) do Instituto Microbiologia da UFRJ, no biênio 1987/1988, tendo organizado, participado e presidido inúmeras bancas examinadoras Especialização do Curso de Análises Clínicas, Mestrado e Doutorado, na área de Virologia.

Era Membro Titular da Academia Nacional de Farmácia, da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Farmácia Militar.

Ao vê-lo partir fica em todos nós um sentimento de saudade, e gratidão por seus ensinamentos, sua lição de vida, e por ter sido a iluminada pessoa humana que foi, restando-nos o dever de perpetuar e preservar sua memória.

O Presidente da ABRAFARM decretou luto oficial pela perda irreparável de nosso ilustre Membro Titular e Vice-Presidente. Rogamos a DEUS, em sua suprema bondade que abençoe e acolha em suas hostes este nosso valoroso amigo, protegendo e dando forças a seus familiares para que possam seguir em frente.


Descanse em Paz Professor!